Direito do Agronegócio conheça tudo sobre aquisição de imóveis rurais

Direito do Agronegócio: conheça tudo sobre aquisição de imóveis rurais

Com a pandemia do Covid-19 muitas pessoas voltaram seus olhares para a importância de uma rotina mais tranquila, com boa saúde física e emocional e mais qualidade de vida.

E, a viabilização do home office e novas formas de trabalho motivou muitas famílias a buscarem um novo local para morar, onde pudessem cultivar seus próprios alimentos, ter mais contato com a natureza e levar uma vida mais leve. O resultado foi o aumento na pesquisa e compra de propriedades rurais.

Mas alguns cuidados são fundamentais na hora de adquirir um imóvel rural e é sobre isso que falaremos nesse texto. Confira!

Cuidados na aquisição de imóveis rurais

É fundamental tomar alguns cuidados antes de comprar um imóvel rural, que têm questões específicas que devem ser analisadas antes da conclusão da aquisição. Isso evitará futuros transtornos e prejuízos para o comprador.

Antes de tudo é preciso solicitar uma certidão atualizada da matrícula do imóvel rural. O documento demonstrará todo o histórico do imóvel rural desde a sua origem até a atual situação.

Depois é necessário também providenciar as certidões fiscais e ambientais do imóvel rural para sua regularização junto aos órgãos governamentais. Lembre-se um imóvel rural regularizado sempre vai ser mais valorizado.

E se tiver a possibilidade de realizar um Contrato de Arrendamento?

Uma situação muito comum e importante no agronegócio, que você pode se deparar no momento de adquirir uma propriedade rural, é a possibilidade de realizar um Contrato de Arrendamento Rural.

O objetivo é o empréstimo do imóvel rural por tempo determinado, com a finalidade para a exploração de atividade agrícola. O proprietário do imóvel rural é conhecido como arrendador e a pessoa ou empresa que irá usufruir deste imóvel rural é conhecido como arrendatário.

E, no documento constará todos os direitos e obrigações entre as partes dentro do negócio. Basicamente, uma das partes cederá o uso e gozo do imóvel rural.

Para essa modalidade de compra, é preciso contar com um advogado especializado no Direito Imobiliário e do Agronegócio, afinal, o documento precisa ser desenvolvido e revisado dentro de todas as implicações jurídicas que envolvem o assunto.

Conte com a SHS Advocacia & Consultoria

Há mais de 14 anos no mercado imobiliário com foco no direito do agronegócio, temos como missão oferecer soluções eficientes e completas de acordo com a necessidade de cada cliente, por meio de um serviço especializado e humanizado, sempre com atuação dentro dos princípios éticos e morais.

Se quer saber mais, entre em contato conosco: 11 97226-6100 (WhatsApp) e acesse nossas redes sociais!

Gostou deste conteúdo, compartilhe com os amigos e deixe seu comentário 🙂

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Postagens Relacionadas